A autoavaliação é o processo de avaliar a si próprio, também chamada avaliação interna ou institucional. Seu principal objetivo é formativo e de aprendizagem e uma vez planejada e implementada possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão. A CAPES entende ser necessário ampliar o foco da avaliação dos Programas de Pós-graduação, reconhecendo que a autoavaliação, pode trazer mais subsídios para o desenvolvimento do Sistema com qualidade nos Programas. Nesse sentido, foi discutido internamente no PPGCTA os mecanismos para a avaliação interna que favorece a construção da identidade do Programa, para além dos padrões mínimos garantidos pela avaliação externa. O PPGCTA sempre adotou alguns mecanismos para a autoavaliação das disciplinas através de questionários impressos e entregues aos alunos. A política de autoavaliação do PPGCTA foi implementada com o objetivo de identificar os principais pontos fortes e as fragilidades do Programa.

A Pró-reitoria da UFRPE também implementou um modelo de autoavaliação de seus Programas de Pós-graduação. A fim de ampliar a discussão da implementação da autoavaliação e do planejamento estratégico nos PPGs da UFRPE, a CPA (comissão própria de Avaliação) promoveu o II Simpósio de Avaliação Institucional com o tema “A autoavaliação na ordem do dia: graduação e pós-graduação”, em 21 de novembro de 2019. O principal objetivo do Simpósio foi dividir experiências no uso da autoavaliação em cursos de graduação e da Pós-Graduação, esta última configurando uma nova exigência da CAPES. Com relação a pós-graduação, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “A autoavaliação e o planejamento nos programas de pós-graduação” e contou com a presença da Profª Maria Madalena Pessoa Guerra, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, do Prof. José Wilton Pinheiro Junior, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, da economista Manuela Medeiros Gonçalves, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional), e da Prof. Isabel Oliveira, da Comissão Própria de Avaliação. Como encaminhamento das sugestões propostas pelos participantes do Simpósio durante a mesa-redonda sobre “A autoavaliação e planejamento nos programas de pós-graduação”, realizou-se uma reunião com os participantes da CPA, PRPPG e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), a fim de traçar estratégias de ações para o desenvolvimento de um processo de autoavaliação e planejamento estratégico nos programas de pós-graduação da UFRPE. Após realizadas as adequações propostas, a PRPPG transformou os questionários em formulários eletrônicos e os enviou para que as coordenações passassem aos seus discentes e docentes (fase de execução). Em seguida, o resultado de cada PPG foi encaminhado, separadamente, para cada coordenação, com o objetivo de realizarem as análises e a divulgação de seus dados pelos programas e pela PRPPG (fase de análise e divulgação). Da mesma forma, a PRPPG realizou a análise dos dados obtidos de todos os PPG, o qual resultou em um relatório de todas as pós-graduações da UFRPE (A autoavaliação do PPGCTA está em anexo). Foram avaliados os resultados dos questionários eletrônicos separadamente, de acordo com cada segmento (discentes e docentes), e os resultados foram transformados em notas, segundo a escala encontrada nos respectivos formulários: Muito Baixo (1), Baixo (2), Médio (3), Alto (4) e Muito Alto (5). Foram considerados apenas os itens correspondentes às notas. Em seguida, para cada item de avaliação, foram obtidas as médias das notas, as quais foram apresentadas em médias.

Em 2019, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) constituiu uma Comissão formada por docentes e discentes da Pós-graduação, assim como por membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para iniciar o processo Institucional de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação, com base na recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os quesitos e itens avaliados na autoavaliação dos Programas estão detalhados no I Relatório de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação (http://www.prppg.ufrpe.br/sites/www.prppg.ufrpe.br/files/legislacao/relatorio_de_autoavaliacao_ppg_ufrpe.pdf).

 

Além desta autoavaliação geral, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFRPE montou uma comissão (Portaria PRPG, No. 30/2019, de 13 de dezembro de 2019) com o objetivo de elaborar ferramentas para avaliar a Pós-graduação da UFRPE. Esta comissão elaborou questionários para os segmentos envolvidos na PG da UFRPE, ou seja, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. Estes questionários foram aplicados em março e abril de 2020 e os resultados gerados foram publicados em dois documentos distintos – um para docentes e discentes (Guerra et al., 2020) e um outro para os servidores técnico-administrativos (Guerra et al.,2021). Os dados da autoavaliação específicos de cada programa de pós-graduação foram repassados aos respectivos PPG para que fossem analisados em separado as informações docentes e discentes.

Neste sentido, o PPGCTA avaliou e analisou dados de autoavaliação que envolveu 11 docentes (de um total de 12, 92%) e 11 discentes de 2018 e 2019 (de um total de 19, 58%) e foram gerados dois documentos (Gloria, 2021 a,b - VER EM RELATÓRIOS DE DISCENTES E EGRESSOS).