
Após as reuniões, ficou acordado o envio das documentações necessárias para a dupla titulação entre UFRPE e UNIGE, a fim de avaliar a compatibilidade regulatória entre as instituições. Outro ponto relevante foi a inclusão de pesquisadores da UNIGE em dois projetos de pesquisa em parceria:
-
Um edital do CNPq intitulado “Protótipo de um reator CSTR para digestão anaeróbia de biomassas lignocelulósicas otimizado por inteligência artificial (IA)”, que já foi submetido e aguarda análise.
-
Uma proposta de parceria entre Brasil e Itália no edital CONFAP & Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR) 2024, com apoio da FACEPE e sob coordenação da Profa. Tatiana Porto.
O estreitamento dos laços acadêmicos também se estendeu à Universidade Tor Vergata de Roma, que encaminhou um termo de cooperação científica, atualmente em tramitação no setor de internacionalização da UFRPE. Essa parceria beneficiará os programas de Biociência Animal, Medicina Veterinária, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Mestrado Profissional em Saúde Única.
Impactos e Perspectivas para o Futuro
A consolidação dessas colaborações internacionais promete avanços significativos para os programas de pós-graduação da UFRPE. O fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PGCTA).