O PGCTA informa que, segundo levantamento realizado pelo SCIVAL do SCOPUS, no quadriênio 2021-2024, 23,9% das publicações científicas cadastradas no SCOPUS contém autores internacionais. Além disso, 29,4% das publicações do PGCTA estão no Top 10% Journal Percentiles by CiteScore Percentile, reforçando a qualidade e impacto das pesquisas desenvolvidas.
Ensino e Capacitação Internacional
Atualmente, o PGCTA não possui disciplinas completamente ministradas em outros idiomas, devido à dificuldade da maioria dos discentes em acompanhar conteúdos inteiramente em língua estrangeira. No entanto, todos os docentes do programa trabalham com materiais de alta qualidade, como artigos científicos com elevado fator de impacto e qualificação A no Qualis.
Para suprir essa demanda, a UFRPE tem investido na capacitação linguística dos discentes. Em 2024, o Núcleo de Idiomas da UFRPE ofereceu 540 vagas em cursos de espanhol, inglês, francês e português como língua estrangeira, através do Programa de Ensino Presencial e Remoto de Idiomas (PEPRI). Esses cursos são disponibilizados para estudantes, professores, técnico-administrativos e trabalhadores de empresas terceirizadas da UFRPE. A iniciativa é realizada em parceria com o Núcleo de Internacionalização (Ninter), Departamento de Letras (DL), Núcleo Integrado de Língua Inglesa, suas Literaturas e Ensino (NILLE/UAST) e o Programa Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF).
Apesar da ausência de disciplinas formais em inglês, todos os cursos oferecidos pelo Programa CAPES-PrInt no quadriênio foram ministrados em inglês, e tanto discentes quanto docentes acompanharam as discussões neste idioma. Essa participação reforça a necessidade de continuidade no investimento em capacitação linguística para fortalecer ainda mais a internacionalização do PGCTA.
A internacionalização do PGCTA segue avançando, refletindo-se tanto na qualidade das publicações científicas quanto nos esforços institucionais para aprimorar a formação acadêmica e ampliar a colaboração com pesquisadores estrangeiros.

