O PGCTA tem seguido o Plano de Gestão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação que tem como meta, valorizar e dar visibilidade às ações de impacto sociais realizadas no âmbito dos Programas por meio da inserção social desenvolvida nos projetos de extensão universitária nas diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, a integração das atividades de extensão na pós-graduação é responsável por promover a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, conectando a produção de conhecimento com as demandas e desafios da sociedade, por meio da Pesquisa Aplicada e Projetos de Intervenção, Parcerias com Comunidades e Setores Produtivos, Formação de Profissionais Comprometidos com a Realidade Social, Transferência de Tecnologia e Conhecimento, Produção de Conhecimento Crítico e Inclusivo, Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ações Estratégicas e, por fim, Publicação e Disseminação de Resultados de Impacto Social. Ressaltamos que os projetos de extensão da UFRPE estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A proposta de extensão da UFRPE aprovada no âmbito do PROEXT-PG envolveu 28 Programas de diferentes áreas do conhecimento, onde a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade estão presentes de forma marcante, ampliando a oportunidade de impactar positivamente as comunidades que receberão as ações transformadoras deste projeto. O Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (PROEXT-PG/UFRPE) é uma proposta multidisciplinar que envolve 28 PPG em diferentes áreas do conhecimento e tem como objetivo consolidar as atividades interdisciplinares e institucionais da pesquisa vinculada à extensão. O projeto foi organizado em seis eixos temáticos, abrangendo diferentes áreas do conhecimento onde são realizadas ações importantes e transformadoras nas áreas social, ambiental, econômica e cultural, em nível local e regional. O projeto iniciou em 2024 e nesse ano realizou-se a I Oficina de Extensão aplicada à Pós-Graduação da UFRPE, onde os Programas envolvidos foram agrupados de acordo com os objetivos do projeto e foram discutidas e definidas as ações conjuntas desenvolvidas nas comunidades partícipes. Os objetivos aprovados no projeto Institucional foram organizados nos seguintes eixos temáticos: Meio Ambiente; Produção Animal; Educação e Ciências; Tecnologia da Informação; Cultura e Políticas Públicas; Educação Alimentar e Saúde.
O Plano de Ação do Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas envolve 28 dos 42 Programas de Pós-Graduação da UFRPE, com representação de quase todas as grandes áreas do conhecimento. A proposta é realizada integrando as atividades dos(as) bolsistas aos(às) docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação, incluindo Programas das duas Unidades Acadêmicas, situadas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. As ações de extensão do PROEXT-PG/UFRPE tem como foco principal o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, educação, saúde e tecnologia, com a participação de docentes e discentes da Pós-graduação e Graduação em diversos territórios do Estado de Pernambuco. As ações impactam positivamente na qualidade de vida da sociedade civil, por meio de atividades de extensão realizadas na área das ciências agrárias, educação, saúde e tecnologia e na redução de assimetrias sociais destacadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Efetivamente, o PGCTA participa deste projeto PROEXT-PG com várias ações sendo realizadas em atividades interdisciplinares com envolvimento de docentes e discentes. O PGCTA está no eixo de educação alimentar e saúde juntamente com outros 5 PPGs, Biociência animal, Saúde única, Ensino das ciências, Administração pública e Química. Tendo várias ações conjuntas entre os PPGs alinhadas entre os docentes e discentes.
Algumas atividades de docentes permanentes foram realizadas junto ao ensino fundamental no período entre 2021 e 2024, entre as quais podem ser citadas as atividades:
Os docentes do PCTA realizam ações de popularização da ciência, incluindo participação no ensino médio ou fundamental. Inicialmente temos um docente que é totalmente integrado com o ensino médio/técnico que leciona no Curso Técnico em Alimentos do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI da UFRPE. O Professor Rodrigo Acioli ministra disciplinas essenciais como Bioquímica de Alimentos, Instalações Agroindustriais, Processamento de Frutas, Embalagens de Alimentos e Microbiologia de Alimentos no curso médio/técnico em alimentos. Seu compromisso com a educação é evidenciado pela dedicação em proporcionar uma formação abrangente e atualizada aos seus alunos, integrando teoria e prática em suas aulas.
A docente Tatiana Porto possui parceria com escolas de ensino fundamental e médio, como por exemplo a Escola de Referencia em Ensino Médio Azarias Salgado, EREMAS, que se localiza em Angelim - PE, a qual já foram desenvolvidos projetos de pesquisa e de ensino vinculados aos estudantes de ensino médio. A docente também orientou um PIBIC-EM na UFRPE desta escola. O projeto em parceria foi realizado no período de 2019 a 2021, sendo intitulado “Produção e caracterização de vinho de acerola (Malpighia emarginata) no processo de fermentação alcoólica 2G”. Neste projeto foram desenvolvidos processos de fermentação alcoólica na produção de vinhos a base de acerola (Malpighia emarginata) por leveduras do gênero Saccharomyces, com discentes do Ensino Médio e do Ensino Integral da escola pública estadual Azarias Salgado -PE.
A docente Suzana Pedrosa desenvolve dois projetos com ensino médio e fundamental no período de 2023 e 2024, com o projeto intitulado “CIÊNCIA NA PRÁTICA: CAPACITAÇÃO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GARANHUNS E REGIÃO”. Nestas ações é realizado o curso CIÊNCIA NA PRÁTICA, que visa contribuir com a formação continuada de professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas, oferecendo uma abordagem envolvente e acessível para explorar experimentos relacionados aos princípios da química. O objetivo foi enriquecer o conhecimento e práticas pedagógicas dos docentes, resultando em uma aprendizagem mais efetiva e significativa para os estudantes.
Um segundo projeto desenvolvido pela docente Suzana Pedrosa foi no período 2022 a 2023 com “VOAR -VISITA ONLINE ARTICULADA: PRODUZINDO MÍDIAS SOBRE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PARA DIÁLOGO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS E ENSINO MÉDIO”. O projeto VOAR extrapolou o espaço da Universidade com relevâncias acadêmicas, sociais e econômicas porque visou interagir a comunidade representativa da UFRPE/UFAPE com os professores e discentes das escolas de ensino médio através de gravação e produção de mídias digitais associado às tecnologias de alimentos, para uso virtual.
Os docentes vinculados à UFRJ Alexandre Torres e Daniel Perrone por possuírem bolsa de pesquisadores FAPERJ precisam estar integrados com atividades de popularização da ciência e possuem o projeto Integração Universidade-Escola: Um encontro com a ciência. A integração Universidade Escola teve como objetivo promover o encontro entre a ciência e alunos de ensino médio, no sentido de auxiliar o processo de ensino/aprendizagem visando à integração entre diferentes áreas da química e o currículo regular da escola. Concomitantemente contribuirá para a formação interdisciplinar de alunos e professores de Química e Biologia de escolas de ensino médio. Trata-se de Projeto de extensão de docentes do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ e portanto tem amplo escopo. A participação do Prof. Alexandre Torres se dá no âmbito da Ciência de Alimentos, como ferramenta de ensino, especialmente no despertar para a ciência.
A docente Luciana Arruda desenvolveu no ano de 2021 um projeto de PIBIC EM intitulado “Caracterização cromática de café arábica elaborado por percolação”. O projeto de Iniciação Científica envolvendo a estudante de Ensino Médio do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE.
A professora Emmanuela Prado de Paiva Azevedo juntamente com discentes do PGCTA desenvolveram uma ação no Colégio Militar do Recife no dia 01/10/2024. A proposta foi pautada pelos discentes dentro da disciplina inserção social e após várias discussões em sala de aula sobre a relevância da comunicação científica, os próprios alunos geraram propostas para a realização de uma ação. Ela foi nomeada Ciência em Ação e seus resultados foram publicados no instagram (https://www.instagram.com/p/DApI_qGO5Ty/?igsh=d3Fwb3c4dGNhdGMy) e na página do PGCTA, como notícia.
Os discentes do PPGCTA participam anualmente da feira de profissões, juntamente com os docentes Maria Inês Sucupira, Luciana Arruda, Ana Carolina Santos, Caio Veríssimo, Neide Shinohara e Paulo Roberto. Este evento é promovido pela UFRPE, divulgando as graduações e o PPGCTA. Com estas ações, o PPGCTA divulga conhecimentos sobre alimentos, alimentação e saúde às crianças e jovens da educação básica que serão multiplicadores em suas famílias. Além disso, propiciam aos mestrandos experiências inovadoras que irão enriquecer o conhecimento e promover capacitação, habilitando-os ao melhor desempenho nas funções futuras.
A pesquisadora Elizabeth Sampaio foi pesquisador(a)-tutor(a) no módulo de imersão científica do programa futuras cientistas 2024, que são estudantes do ensino médio das escolas do Recife e Região metropolitana, no projeto de trabalho “perfil de sensibilidade antimicrobiana de staphylococcus coagulase positivo isolados em leite de vacas com mastite”, em fevereiro de 2024
A Profa. Maria Inês S. Maciel tem desenvolvido em interface com a Educação Básica, uma ação anual com o título "RÓTULOS DE ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" executado por dois (2) alunos de graduação e um pesquisador do pós-doutorado Marcony Edson da Silva Júnior, na escola pública de Referência em Ensino médio Prof Alfredo Freyre e a escola particular - Colégio Nossa Senhora da Conceição (Marista), localizada no bairro de Apipucos na cidade de Recife/PE. Durante o ano participaram do projeto 112 alunos do ensino médio.
A interação com escolas municipais e estaduais é realizada através de colaboração com docentes destas escolas, deste modo são recebidas visitas dos estudantes do ensino fundamental e médio às dependências dos laboratórios utilizados pelos pesquisadores do PGCTA. Em 2023 e 2024, foram recebidas visitas de turmas de estudantes para os laboratórios de Bioprocessos e Bioprodutos, bem como o de Ciência e Tecnologia de Alimentos, localizados no NUBIOTEC. Nestas visitas, tanto ocorre uma palestra inicial apresentando a UFRPE, os cursos de Graduação e Pós-graduação existentes na UFRPE para que os estudantes possam avaliar se algum curso de graduação interessa a eles para escolha como futuro curso superior.
A interação com escolas municipais e estaduais é realizada através de colaboração com docentes destas escolas, deste modo são recebidas visitas dos estudantes do ensino fundamental e médio às dependências dos laboratórios utilizados pelos pesquisadores do PGCTA. Em 2023 e 2024, foram recebidas visitas de turmas de estudantes para os laboratórios de Bioprocessos e Bioprodutos, bem como o de Ciência e Tecnologia de Alimentos, localizados no NUBIOTEC.