A infraestrutura de laboratórios do PPGCTA congrega diferentes espaços na UFRPE, UFPE e, neste quadriênio contou com laboratórios associados ao PPGCAL da UFRJ, devido à presença permanente dos professores Daniel Perrone e Alexandre Torres. Todos estes laboratórios oferecem suporte às atividades inerentes às linhas de pesquisa do PPGCTA, além de salas administrativa, de aula, de informática, de professores e auditório localizadas no Departamento de Ciências do Consumo (DCC). O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRPE vem expandindo sua rede de Laboratórios parceiros, bem como adquirindo equipamentos que possibilitem atender às demandas de pesquisas científicas e tecnológicas, durante os anos de atividade. Atualmente, conta com áreas Administrativa e Didática, 10 Laboratórios Setoriais e três (3) Centrais Analíticas e um Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia (NUBIOTEC). Espaço de Trabalho da Coordenação e Apoio Acadêmico
A sala destinada à Coordenação e Secretaria do curso encontra-se no prédio administrativo do Departamento de Ciências do Consumo, UFRPE, e possui 12 m2 de área útil. Neste espaço está disponível todo o mobiliário inerente às atividades (armário, fichário, mesa, birô e cadeiras), 2 computadores, com acesso a rede de internet da UFRPE (10 Mb), impressora à laser e material de escritório, telefone (3320.6538), para as atividades de coordenação e apoio discente. A coordenação está diretamente ligada à diretoria do Departamento de Ciências do Consumo e à Pró-reitora de Pós-Graduação que fornece todo o apoio administrativo ao Programa.
A operacionalização das atividades da pós-graduação ocorre via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). As atividades didáticas podem ser apresentadas, remotamente, pela plataforma AVA/Moodle ou google classroom.
Os docentes e discentes da UFRPE possuem acesso à rede Eduroam (education roaming). A rede eduroam permite acesso sem fio à Internet localmente (UFRPE) e em milhares de pontos de acesso no Brasil e no mundo com a utilização de uma mesma credencial (login/senha). Desta forma, um usuário da UFRPE (docente, discente e técnico administrativo) pode, por exemplo, acessar a rede sem fio de outra universidade nacional/internacional, que disponibilize o serviço eduroam, com a credencial dele da UFRPE. A rede eduroam é um serviço federal
provido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para as instituições participantes da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada).
Biblioteca e Acervo
O acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE) é constituído por cerca de 230.000 volumes, podendo ser consultado pelo Catálogo Online do Pergamum. Os materiais encontram-se organizados em coleções e catalogados com base na Classificação Decimal de Dewey (CDD). A biblioteca da UFRPE possui uma coleção de livros (98.272 exemplares) nas áreas de concentração: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Possui Coleção de periódicos Nacionais e Estrangeiros, com o Total: 51.674 títulos. Adicionalmente, a UFRPE permite o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, inclusive fora do âmbito da Instituição, a todos Docentes e Discentes e Técnicos da Universidade.
Bases de dados diversas bases de dados podem ser consultadas
- BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, com maior visibilidade à produção científica nacional.
BDTD UFRPE - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, reúne as publicações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (Mestrado e Doutorado). Encontramos disponíveis textos completos das obras em formato pdf para download.
- Portal de Periódicos da UFRPE - Abriga as revistas científicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
A Minha Biblioteca é uma solução em Biblioteca Digital que oferece um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas brasileiras. Reconhecida pelo MEC como acervo de biblioteca, auxilia as instituições de ensino superior no reconhecimento e avaliação de cursos presenciais e EAD. A base foi assinada pela UFRPE durante o Período Letivo Excepcional com o objetivo de suprir a demanda dos alunos e docentes por livros das disciplinas dos cursos de Pós-Graduação, Graduação, Médio e Técnico da UFRPE.
Serviços - Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Orientação na elaboração de relatórios, monografias, dissertações e teses de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais. Espaço para Pesquisas: o Setor de Periódicos da BC disponibiliza computadores com acesso à internet para pesquisas acadêmicas em base de dados e no Portal de Periódicos CAPES. O espaço se localiza no 1º andar da Biblioteca Central.
- Treinamentos em Bases de Dados: A Biblioteca Central oferece aos seus usuários treinamentos em bases de dados, com foco no uso das bases assinadas pelo SIB-UFRPE, suas ferramentas e orientações para a pesquisa acadêmica.
Sala de Informática
Está disponível um espaço, de 10 m2, destinado às atividades de pesquisa acadêmica e digitação/impressão de documentos relativos às atividades acadêmicas discentes. O acesso é exclusivo aos discentes, e o ambiente dispõe de quatro (4) computadores com softwares para uso didático; duas (2) impressoras jato de tinta; cabos de acesso à rede de internet da UFRPE (10 Mb) para uso em desktops; espaço para guardar material; e prateleiras com alguns livros da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além disso, está disponível o acesso ao portal de periódicos CAPES Cafe e ao Serviço Integrado de Biblioteca (Sistema Pergamun), que pode ocorrer na UFRPE, no Campo Experimental ou na residência do discente, pelo sistema integrado UFRPE.
Sala de Aula
O PPGCTA possui uma sala de aula específica, sendo esta climatizada, com 30 m2, mobiliada com mesa, armário com material de apoio (piloto, apagador, álcool 70%, cabo USB, HDMI,), quadro branco e 20 cadeiras tipo escolar. Além disso, a sala dispõe de 01 projetor multimídia e acesso à rede de internet da UFRPE via cabo e WI-FI, possibilitando acesso à internet, ao portal de periódicos CAPES e ao Serviço Integrado de Biblioteca (Sistema Pergamun). Esta sala está localizada no prédio onde se localizam os laboratórios e o auditório do departamento. Além do uso para aulas, a sala pode ser usada para defesas de mestrado, palestras e reuniões. A UFRPE dispõe também de salas de aulas similares a ‘Pavilhões de salas de aulas’ que podem ser reservados a cada semestre para as disciplinas.
A UFRPE disponibilizou o acesso ao Google Meet e Google sala de aula para as atividades realizadas em modo remoto, com maior capacidade de participações e com possibilidade de gravação das aulas. Esta iniciativa tem ajudado nas atividades didáticas, bancas de qualificação e de defesas de dissertação quando temos participantes externos à UFRPE em outros estados. Estas tecnologias vieram para somar a interatividade, melhorando a comunicação entre coordenação, docentes, discentes e colaboradores.
Sala de Professor
Todos os professores do Programa possuem salas climatizadas nos respectivos departamentos, equipadas com computador, mesa, armário, cadeiras e material de expediente, além de acesso à internet por conexões via cabo e WI-FI e impressora. A acomodação é individual na maioria dos casos, o que permite maior privacidade para a realização dos trabalhos e para as reuniões com os alunos.
Auditório
O Auditório, climatizado, tem capacidade para 45 pessoas acomodadas em cadeiras com prancheta, além de mesa, 4 cadeiras giratórias, projetor multimídia com acesso à rede de internet da UFRPE via cabo e WI-FI, Smart TV 43” HDMI - USB e infraestrutura para realização de videoconferência. Este espaço é destinado às defesas de dissertações e eventos internos do
curso, incluindo recepção dos alunos, cursos e palestras. Este auditório pertence ao Departamento de Ciências do Consumo, sede do PPGCTA.
Infraestrutura de Laboratórios, Central Analítica e Núcleo de Biotecnologia
Os laboratórios de pesquisa disponíveis para os discentes do PPGCTA são diversos. Isto se deve ao fato de o PPGCTA incluir, no seu corpo docente, professores de diversos setores da UFRPE e da UFRJ. A infraestrutura de cada espaço destinado à pesquisa será descrita a seguir.
Ressalta-se que todas as atividades nos laboratórios são acompanhadas por um Técnico de Laboratório e/ou docente responsável. Ainda, antes de entrar no laboratório, o discente passa por orientações sobre Boas Práticas de Laboratório, que consiste em seguir um conjunto de normas e procedimentos para garantir a eficiência e eficácia dos resultados das pesquisas.
Além disso, nos laboratórios sob a responsabilidade do PPGCTA pode ocorrer o acesso de outros membros da comunidade acadêmica da UFRPE, com agendamento prévio, desde que não interfira nas atividades fins destes laboratórios, ou seja, das atividades do PPGCTA.
Laboratórios do PPGCTA/Departamento de Ciências do Consumo (DCC)
Os espaços e a infraestrutura do DCC são destinados, especificamente, aos discentes e docentes do PPGCTA, e a alguns discentes da graduação em atividades de iniciação científica, vinculados aos docentes do PPGCTA.
Laboratório de Análises Físico-Químicas de Alimentos (LAFQA): dispõe de uma área de 64 m2 com disponibilidade dos seguintes equipamentos: Espectrofotômetro digital UV/Vis (Shimadzu®, modelo UV 1650 PC) conectado ao computador com software UV PROBE® e impressora jato de tinta; Reômetro de bancada (Reômetro BROOKSFIELD R/S+, RHEO3000 BROOKFIELD®) acoplado ao computador com software RHEO 2000; Colorímetro digital CR-400 Konica Minolta®; Sonicador ultrassônico (Ultronique®); Determinador de Umidade com infra-vermelho ID 50 (Marte®); Evaporador rotativo a vácuo com banho termostático; Medidor de atividade de água; Balança digital (capacidade máxima 8 kg); Balança semi-analítica; 2 Balanças analíticas com resolução 0,0001 g e campo de pesagem de 0 a 210 g; 2 Medidores de pH digitais com eletrodo de referência; 2 Banhos termostáticos com circulação de água; Sistema automático de titulação; 2 Estufas (temperatura de 0 a 200 °C); Agitador de tubos tipo Vortex; 3 Refratômetros portáteis modelos N1, N2 e N3 (Atago Brasil®); Refratômetro de bancada; 5 Agitadores magnéticos com temperatura controlada; Capela para exaustão de gases; Centrífuga refrigerada; Equipamentos necessários a determinador centesimal de alimentos; 2 Homogeneizadores; 2 Mantas aquecedoras; Viscosímetro; Agitador de peneira com diferentes granulometria; Mesa agitadora; Estufa a vácuo; Banho de ultrassom; 3 Freezer de 280 L e 2 Refrigeradores de 280 litros.
Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos (LASA): dispõe de uma área de 32 m2 dividida em (i) área de preparo de amostras, com utensílios e equipamentos (fogão, geladeira, liquidificador, centrífuga e balança) para este fim, e (ii) área de análise sensorial propriamente dita, com 6 cabines individuais revestidas com fórmica branca, climatizadas, com iluminação branca e colorida (amarela e vermelha), cadeira e janela para entrega dos alimentos a serem analisados sensorialmente.
Laboratório de Processamento de Alimentos (LAPA): dispões de uma área de 40 m2, climatizada e equipada com: Spray Dryer-LM, modelo MSD 1.0 (Labmaq Brasil Ltda.); Tacho em inox e com agitador e moto redutor, capacidade 22 L (produtos pastosos); Estufa com circulação de ar (desidratar alimentos); Despolpadeira; Autoclave; Medidor de pH digital; Balança semi-analítica; Agitador magnético com temperatura controlada; 2 Destiladores de água; Deionizador de água; Estufa (temperatura de 0 a 300 °C); Banho termostático com circulação de água; Moedor de carne tipo lâmina, 2 Moinhos de faca; Expositor refrigerado; Seladora à vácuo; e Fogão semi-industrial.
Laboratórios do Departamento de Tecnologia Rural (DTR)/UFRPE
Laboratório de Microbiologia: dispõe de uma área de 45 m2 climatizada, com bancadas e paredes revestidas com cerâmica, e dividida em dois ambientes: área de limpeza e esterilização de vidrarias e meio de cultura, equipada com Estufa e 2 Autoclaves; e, área de incubação e análises, equipada com Capela de fluxo laminar; Microscópio e Contador de colônias.
Laboratório de Análises Gastronômicas: dispõe de uma área de 60 m2 climatizada com paredes revestidas em cerâmica, bancadas de granito, armários com chave e dividida em área para lavagem de vidraria e análises. Este Laboratório é equipado com: Espectrofotômetro com quádruplo feixe e varredura UV/Vis; Balança analítica com resolução 0,0001 g e campo de pesagem de 0 a 210 g; medidor de pH de bancada digital com eletrodo de referência; Centrífuga refrigerada com rotação programável de 500 a 6000 rpm; Agitador magnético; Capela de fluxo laminar; Estufa para esterilização e secagem de 13 L; e, Estufa de secagem de 30 L e temperatura máxima de 200 oC.
Departamento de Pesca e Aquicultura (DEPAQ)/UFRPE Laboratório de Tecnologia do Pescado: possui área construída e climatizada de 60m2, e encontra-se equipado com: Refrigerador; Freezer horizontal; Freezer vertical; B.O.D.; Embaladora à vácuo; Moedor de carne tipo lâmina; Máquina desossadora mecânica; Forno elétrico; Misturador em inox para massas; Estufa com circulação de ar; Processador de alimentos; Cutter; Grill elétrico; Balança semi-analítica; Banho termostático; Banho ultrassônico; Embutideira manual; Mesas de aço inox, e Bancadas de granito.
Centro de Apoio à Pesquisa (CENAPESQ)/UFRPE
Laboratórios integrados e multiusuários vinculados à Pró-Reitoria de Pós Graduação, com infraestrutura financiada pela FINEP e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE. Este Centro apoia os diversos setores da UFRPE, inclusive os Programas de Pós-Graduação, por meio de múltiplas tarefas de natureza científica, técnica e cultural. A estrutura está dividida em cinco laboratórios: Laboratório de Análise Computacional e Realidades Complexas; Laboratório de Biologia Molecular; Laboratório de Biotecnologia; Laboratório de Instrumentação e Análise e Laboratório de Microscopia. A comunidade acadêmica da UFRPE tem acesso a esta estrutura por meio de inscrição (envio de projeto e cronograma de atividades) e agendamento, conforme Regimento Interno do CENAPESQ. No Laboratório de Biotecnologia estão sendo desenvolvidas dissertações de discentes da PGCTA com processos fermentativos alcoólicas, láctea e acética.
Laboratório de Biotecnologia: equipado com Ultrafreezer (-80 oC) MDF U33V, Sanyo®; Biorreator/Fermentador BIO-TEC-C, Tecnal®; Agitadores magnéticos; Medidores digitais de pH; Mesa agitadora orbital; Banho termostático; Estufas bacteriológicas; Balança analítica; Cabines de fluxo laminar; Estufa de secagem; Autoclaves verticais; e Liofilizador de bancada.
Laboratório de Instrumentação e Análise: equipado com Cromatógrafo Gasoso acoplado a espectrômetro de massa com analisador tipo Quadrupolo, modelo CLARUS 580/CLARUS SQ 8S, Perkin Elmer®, com biblioteca de espectro-padrão de compostos orgânicos NIST; Cromatógrafo Gasoso acoplado a espectrômetro de massa com analisador de massas tipo Íon-Trap, modelo 431GC/220MS, Varian®, com biblioteca de espectro-padrão de compostos orgânicos NIST; Cromatógrafo gasoso com detector de ionização de chama, modelo CLARUS 500 Perkin Elmer®; Cromatógrafo líquido de alta eficiência com bomba quaternária e detectores de arranjo de fotodiodos e índice de refração, modelo PROEMINENCE LC 20AT, Shimadzu®; Cromatógrafo líquido com detector de arranjo de fotodiodos e acoplado a espectrômetro de massas, com analisador de massa Time-of-flight (TOF), modelo ACQUITY UPLC H-CLASS XEVO G2-XS QTOF, Waters®; Cromatógrafo líquido acoplado a espectrômetro de massas com analisador de massas tipo quadrupolo, modelo FLEXAR SQ 300 MS, Perkin Elmer®; Biodigestor de amostras por microondas, modelo CEM, Mars Xpress®; Espectrofotômetro UV/Vis, modelo 8453, Agilent®; Espectrômetro Infravermelho com transformada de Fourier, modelo 640IR, Varian®; Espectrômetro de absorção atômica com atomização por chama e acessório de geração de vapor, modelo AA 240FS/VGA77, Varian®; Espectrômetro de ressonância nuclear magnética, modelo EFT90, Anasazi®; Potenciostato Galvanostato com polarógrafo, modelo IME663 VA STAND, Metrohm/Autolab®; e Liofilizador de bancada, modelo ALPHA 1-4LD PLUS, Martin Christ®.
Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia (NUBIOTEC), UFRPE
O Núcleo de Laboratórios Multiusuários de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com financiamento FINEP, foi inaugurado e entregue em 2021 aos Programas de Pós-graduação para ocupação dos laboratórios. Está em estruturação para linhas de pesquisa em áreas consideradas estratégicas na biotecnologia.
∙
Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (86,92 m²)
∙
Laboratório de Bioprocesso e Bioprodutos (83,01 m²)
Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACITEA): O Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACITEA) está cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI sob a coordenação da Profa. Dra. Emmanuela Prado de Paiva Azevedo e conta com os seguintes equipamentos: Agitador Magnético TECNAL, Banho termostático, Analisador de atividade de água DECAGON AQUALAB 4TE, Estufa a vácuo Mini Spray Dryer LABMAQ, Liofilizador LS3000 TERRONI, Módulo Detector de arranjo de diodos, WATERS- Photodiode Array Detector, Módulo Controlador, WATERS 600 controller, Modulo Bomba, WATERS 600 pump, Módulo Desgaseificador, WATERS In-Line Degasser AF, Módulo de controle de temperatura, WATERS Temperature Control Module II, Forno para coluna cromatográfica. Trata-se de uma infraestrutura em caráter multiusuário. Em andamento está o cadastro de um cromatógrafo shimadzu composto por bomba quaternária, injetor automático, detector de espalhamento de luz, detector de PDA e detector de fluorescência. As principais atividades do LACITEA, descritas na Plataforma MCTI, são: desenvolvimento de pesquisa acadêmica e
tecnológica, uma vez que esta infraestrutura dará suporte aos discentes e docentes do PPGCTA; e, oferta de prestação de serviços. As atividades do LACITEA estarão focadas na análise de micronutrientes, compostos bioativos, compostos fenólicos, atividade antioxidante e bromatológica, bem como metodologias que possam ser desenvolvidas por cromatografia líquida de alta eficiência com detector de absorção molecular UV/Vis. Os termos de uso do laboratório estão disponíveis na página do LACITEA na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI, bem como a descrição dos equipamentos e a disponibilidade de tempo dos mesmos para serem utilizados como multiusuário. O LACITEA faz parte do NUBIOTEC, Núcleo de Biotecnologia da UFRPE, o que permite lhe qualificar como um Laboratório em rede interlaboratorial de pesquisa, onde todos os laboratórios trabalharão de forma integrada para que as atividades de pesquisa e prestação de serviços sejam realizadas de maneira eficiente à sociedade. Como existem diferentes laboratórios, mas todos voltados aos aspectos biotecnológicos, o usuário autorizado a utilizar um laboratório poderá ainda contar com as demais infraestruturas do NUBIOTEC, bem como com as expertises dos pesquisadores que lá desenvolvem suas atividades. Por se tratar de análise de alimentos, todos os métodos seguem padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e/ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), deste modo é obrigatório seguir as metodologias preconizadas por estes órgãos. Com destaque para as metodologias preconizadas pelo Instituto Adolf Lutz e Association Official Analytical Chemistry (AOAC).
Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos: O laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos está destinado às atribuições e atividades de pesquisas vinculadas à Biotecnologia. Nesta infraestrutura também são desenvolvidos projetos de graduação e outras pós-graduações da UFRPE. Estão sendo realizados diversos projetos de pesquisa envolvendo discentes de diferentes níveis (Iniciação científica, Iniciação Tecnológica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), todos envolvendo a produção e ou aplicação de enzimas em processos biotecnológicos. O Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos está desenvolvendo atividades que envolvam processos biotecnológicos nas diferentes áreas, tais como Biotecnologia em Saúde, Biotecnologia Industrial, Biotecnologia em Recursos Naturais e Biotecnologia em Agropecuária. A atuação do LBB sempre será voltada para inovação e pesquisa e desenvolvimento para o setor produtivo de Pernambuco. Deste modo os pesquisadores com expertise nestas áreas irão atuar juntamente com a formação dos discentes de doutorado e pós-doutorandos ligados ao programa. Com a infraestrutura que está organizada no LBB é possível produzir, imobilizar e purificar enzimas de origem microbiana, bem como outros compostos bioativos também produzidos por micro-organismos para a utilização em diversos processos industriais, como podem ser citados a clarificação de sucos de frutas, produção de lácteos, produção de alimentos funcionais, Fermentação de café, produção de bebidas fermentadas como Kombucha, biocombustível (etanol) e biorremediação. O LBB conta com câmera de fluxo laminar, Capela química, centrífuga refrigerada, centrífugas de bancada para tubos e microtubos, autoclave, espectrofotômetro, purificador de água por osmose reversa, destilador, leitora de microplacas, balanças anaíticas e seminanalíticas, mounho de facas, incubadora tipo shaker com controle de temperatura, banho maria, banho termostatizado, microscópio, pHmetro, condutivímetro, sistema de eletroforese entre outros. Além das atividades de pesquisa o LBB pretende firmar parcerias com empresas para prestação de serviços e fornecimento de enzimas industriais, já que é um nicho promissor de mercado. Para isso pretende-se ingressar nos ecossistemas de inovação do Estado de Pernambuco, para encontrar soluções biotecnológicas para problemas reais das empresas do Estado ou até mesmo do Nordeste.
Centro Laboratorial de Apoio à Pesquisa da Unidade Acadêmica de Garanhuns (CENLAG) - UFRPE
Laboratórios Integrados e Multiusuários: apoiam os diversos setores universitários da UFRPE, inclusive os Programas de Pós-Graduação, por meio de múltiplas tarefas de natureza científica e técnica. A estrutura conta com uma área de 900 m2, dividida em laboratórios, tais como: Biotecnologia; Cromatografia Líquida e Cromatografia a Gás com Espectrômetro de Massas; Incubadora e Biorreatores; Análise elementar, Absorção Atômica, Infravermelho e Fluorescência de Raios-X; Microbiologia; e Microscopia. Estes espaços bem como a infraestrutura disponível são destinados aos discentes e docentes da UFRPE, podendo ser utilizados por discentes e docentes do PPGCTA mediante encaminhamento de solicitação e agendamento das atividades. Todas as atividades são acompanhadas por um Técnico de Laboratório e/ou docente responsável. Os Laboratórios estão equipados com: Analisador de umidade de alimentos e grãos; Absorção Atômica; Capela de Fluxo Laminar; Capela de Exaustão; Centrífuga de mesa; Centrífuga refrigerada; Cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas; Cromatógrafo líquido de alta eficiência com detector de absorção molecular UV/Vis; Difratômetro de raios-X; Biorreatores; Espectrofotômetros UV-Visível; Espectrofotômetro de absorção atômica; Evaporador rotativo à vácuo; Forno de micro-ondas; Fotômetro de chama; Freezers e Incubadoras; Infravermelho com transformada de Fourier; Kit de Análise de Nitrogênio Kjeldahl; Liofilizadores; Moinhos de facas e Moinho de bolas.
Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL): possui laboratórios específicos em diversas áreas da ciência e tecnologia de alimentos. Este centro de laboratórios possui uma área construída de 770 m2, tendo cada laboratório uma área de 70 m²cada (exceto o laboratório de Tecnologia de Leites e Derivados com 140 m²), e um professor responsável pelas atividades desenvolvidas em cada setor. Os laboratórios possuem plantas pilotos conforme a atividade desenvolvida. É importante ressaltar a flexibilidade dos equipamentos nas plantas em função das variáveis a serem observadas nas diversas pesquisas realizadas. Os laboratórios relacionados a seguir compõe a estrutura do LACTAL: Laboratório de Tecnologia de Cereais, Panificação, Óleos e Gorduras Laboratório de Tecnologia de Carnes e Derivados, Laboratório de Tecnologia de Leite e Derivados, Laboratório de Tecnologia de Pescado e Ovos Laboratórios de Embalagens de Alimentos e Controle de Processos Laboratório de Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Laboratório de Tecnologia de Bebidas e Produtos Apícolas
Todos os laboratórios possuem os equipamentos, mobiliários e vidraria adequados às atividades desenvolvidas. Todos possuem um suporte analítico dos laboratórios: Laboratório de Bioquímica de Alimentos; Laboratório de Análises de Alimentos; Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Laboratório de Análise Sensorial.
Especialmente o Laboratório de Análise de Alimentos é coordenado pela docente Suzana Pedrosa do PGCTA e possui uma infraestrutura analítica completa para todas as análises de alimentos como proteínas, carboidratos, lipídios, fibras e análises cromatográficas de compostos bioativos. Como equipamentos possui : Espectrofotômetro digital UV/Vis; Colorímetro digital CR-400 Konica Minolta®; Evaporador rotativo a vácuo com banho termostático; Medidor de atividade de água; Balança digital; Balança semi-analítica; Medidores de pH digitais; Estufas; Agitador de tubos tipo Vortex; Forno mufla; Refratômetros portáteis; Agitadores magnéticos com temperatura controlada; Capela para exaustão de gases; Centrífuga; Equipamentos necessários a determinador centesimal de alimentos; Mantas aquecedoras; Banho de ultrassom; Freezer horizontal e Refrigeradores.